
kl1m, do MIBR, chama jogador de macaco em partida online
Klimentii "kl1m" Krivosheev, reforço do MIBR, chamou um jogador de macaco durante uma partida online que aconteceu na última segunda-feira. No chat de uma partida na FACEIT, o russo escreveu: "O que você quer de mim, macaco".
Uma foto do chat no momento da mensagem, tirada por Leonardo Hartkamp, que estava na partida com o nick madW-, mostra o conteúdo do texto enviado por kl1m. Na sequência, o russo diz para o companheiro de time "não jogar CS", enquanto Icepeek-, chileno que também estava na partida, responde: "Você é muito burro, péssimo jogador".
Veja a imagem com a mensagem

Atual casa de kl1m, o MIBR foi procurado pela Dust2 Brasil, mas não respondeu até o momento da publicação. Caso faça, o texto será atualizado.
Em contato com a reportagem, Hartkamp disse que o time estava tentando comunicar em inglês, já que kl1m não conseguiria falar em português. Segundo o jogador, o russo não estava comunicando e, depois de Icepeek- reclamar sobre isso, kl1m mandou as mensagens citadas acima. Hartkamp ainda não reportou a situação à FACEIT, mas disse que fará em breve.
É possível encontrar a partida, na qual mandou a mensagem, no perfil de kl1m que está associado ao time do MIBR na FACEIT. Isso atesta que era o perfil oficial do jogador russo na partida. O jogo começou às 19h12 da última segunda-feira, na Mirage, e o time de kl1m venceu por 19-16.
A reportagem baixou e assistiu a demo do jogo e confirmou a veracidade da partida. No entanto, a demo não mostra o chat dos times, onde kl1m mandou a mensagem para seu companheiro de equipe. Porém, é possível ter acesso ao chat geral. ttw, companheiro de kl1m, disse: "Que nice, um russo (kl1m) que não vai comunicar e um chileno (icepeek-) tiltado".
Em outro momento da partida, kl1m diz para beicolaso, do time adversário: "quando você vai se tornar pro?". Beicolaso ri e responde: "nunca". Já icepeek- xinga kl1m: "Este russo é um filho da puta muito ruim".
O código de conduta da FACEIT diz que, tanto por voz quanto por texto, os jogadores devem garantir que suas interações sejam respeitosas e apropriadas. "Conteúdos que mostrem, façam referência ou promovam violência ou ódio contra indivíduos ou grupos, baseados em características como idade, deficiência, etnia, identidade de gênero, religião, sexo, orientação sexual ou opinião política são proibidos", diz o artigo de padrão de conteúdos da FACEIT.
A política de banimentos da FACEIT prevê um banimento de, no mínimo, um mês para o primeiro banimento por toxicidade. No entanto, em caso de "extrema toxicidade, racismo, sexismo, ameaças de morte e outros abusos da integridade da plataforma", a punição pode superar o mínimo previsto.
kl1m estava na G2 Ares, divisão de base da organização europeia, e chegou ao MIBR em agosto deste ano por empréstimo. Jogador de 19 anos, o russo estreará pela equipe brasileira nesta terça-feira, quando o time enfrenta a UnderDogs pela ESL Challenger Cup 2.
Leia também

