
FERJEE promoverá campeonato feminino online e outra LAN, diz nova presidente
Após completar 1 mês à frente do cargo mais importante dentro da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos (FERJEE), Barbara Côrrea falou sobre os próximos passos que a instituição pretende dar no cenário feminino em entrevista à Dust2 Brasil durante o Rainhas do Clutch.
A presidente revelou detalhes por trás dos planos da entidade e, também, falou como a relação com Cadu Albuquerque, agora Diretor de e-Sport do Brasil, poderá impulsionar ainda mais a ideia de trazer maiores eventos para a cidade.
Na federação desde 2023, Barbara esteve diretamente ligada à estruturação operacional e institucional do órgão nos últimos anos. Antes mesmo de assumir a vice-presidência, a executiva atuava como diretora de operações. Agora, numa nova função, a presidente falou como está sendo ocupar a principal cadeira da instituição.
"Está sendo diferente, mas igual. Posso falar isso no sentido de que antes, eu estava como diretora de operações antes mesmo de ser vice-presidente. Estou na FERJEE desde 2023, em toda essa construção com o Cadu. É bom ter esse background quando nós assumimos esse tipo de gestão. É bem interessante porque agora eu tenho que ser uma pessoa mais pública, eu era uma pessoa muito de backstage, então em todos os eventos que eu estava, eu estava ali operacionalizando, estava como produtora. É interessante dar esse passo a mais e ter essa visão mais macro e mais decisória na federação."
Nesta semana, a FERJEE realizou a quarta edição do Rainhas do Clutch, marcando sua terceira edição como campeonato presencial e, pela primeira vez, como um torneio de nível mundial. Barbara falou como é promover a competição sob o novo cargo, assumindo novas responsabilidades à frente da federação.
"Está sendo bem legal. Sendo muito sincera. É muito divertido trazer essas meninas para cá e conseguir ter esse impacto na vida delas. Sabemos que o cenário feminino está se desmantelando aos poucos, então ser a pessoa, ou ser o órgão, a instituição, a federação, que traz isso, e mantém isso, é muito bom."
Desde o fim da ESL Impact, na última temporada, o cenário feminino passou a lidar com inúmeras incertezas. Muitas jogadoras e organizações precisaram dar um passo para trás com a falta de campeonatos inclusivos no calendário. A FERJEE assumiu o protagonismo na cena e passou a ser o principal apoio às atletas com a realização de torneios durante o ano.
Barbara afirmou que o próximo passo da federação é trazer de volta competições tradicionais que deixaram de acontecer no cenário. A presidente revelou conversas com a Gamers Club, que, por muitos anos, foi a principal organizadora de torneios dedicados ao inclusivo na região, e também, falou de mais um presencial que será feito pela instituição neste ano.
"Eu ainda não vou te dar confirmações sobre ser mundial ou não porque acho que é um ponto além do que nós precisamos fazer agora. Então eu gosto muito de falar da base, por exemplo. Pegar campeonatos femininos que já existem e alavancar eles, mas, para além disso, temos alguns planejamentos para este ano e um pouquinho mais a frente que é um médio e curto período."
"Estamos em conversa com a Lótus Hub, que é um evento que nós já fizemos em parceria com a AMD no ano passado, na Rio Innovation Week, então acho que vai ser muito legal, de repente, fazer de novo e trazer esse calendário para o competitivo feminino. Também estamos em conversas com a Gamers Club para tentar impulsionar ligas que já existem dentro da GC. Então acho que o trabalho é muito mais pegar esses campeonatos que existem e impulsioná-los, fomentá-los para eles serem cada vez maiores e trazerem mais resultados para as jogadoras."
"Neste ano, a ideia é que tenhamos mais um presencial, mas ainda não consigo confirmar isso, porque depende de muitas variáveis, além do torneio online", completou a presidente da federação.
No último mês, Cadu Albuquerque, ex-presidente da FERJEE, assumiu um novo cargo no Governo Federal. Barbara falou como acredita que a relação entre a federação com o novo diretor nacional de esports poderá resultar em bons frutos ao competitivo no Rio de Janeiro e em outros estados.
"O Cadu é uma pessoa muito apaixonada pelo Counter-Strike, por esse meio dos esportes eletrônicos, então acho que ele estar lá é um ótimo indicativo de que as coisas vão andar um pouco mais e vão ser mais envolvidas. Eu não falo nem só em relação a FERJEE, porque é isso, hoje em dia ele está num cargo nacional, onde ele consegue impulsionar a federação de Minas, outras federações que existem em estados diferentes."
"Então falando não só em relação a FERJEE, eu sei que ele vai olhar não só para o CS, mas, também para o CS, vai conseguir impulsionar de uma forma legal todos os estados. Obviamente, vou puxar a minha sardinha e trazer para o Rio de Janeiro porque é nosso objetivo enquanto Federação do Estado do Rio de Janeiro, mas eu sei que ele vai trazer ótimas oportunidades para o Brasil como um todo."
Barbara quer trazer mais grandes eventos para a cidade. A presidente revelou que a federação está em conversas com a ESL e com outras empresas para discutir a possibilidade de futuros torneios de alto calibre no Rio de Janeiro. Durante o IEM Cologne Major, Cadu Albuquerque chegou a falar sobre o sonho de realizar um "Major 100% brasileiro". Côrrea comentou sobre isso e destacou a competência dos profissionais do estado.
"Falando não só do Rio de Janeiro, mas do Brasil como um todo, temos profissionais excelentes e eles vão ser utilizados. É exatamente isso que o Cadu fala, trazer essa operação toda para nós porque sabemos que temos capacidade de fazer. Temos ótimos profissionais, estamos desenvolvendo mais pessoas com o nosso Gamecraft, por exemplo, trazendo pessoas mais para perto. Então eu sei que é algo que nós temos total capacidade. A FERJEE também está em conversa com a ESL, está em conversas com outras empresas para trazer campeonatos maiores para cá e acho que é uma coisa que super vai dar certo aqui. Tanto no Rio de Janeiro quanto fora, mas espero que no Rio de Janeiro, vou trabalhar para isso."
Nesta temporada, pensando no cenário misto, a federação realizou a FERJEE In House no período que antecedeu o corte para o Major de Colônia. Além disso, em anos anteriores, a instituição já havia realizado eventos como o CFE e o FERJEE Rush. Barbara falou sobre a próxima edição do In House, prevista para acontecer no segundo semestre, e comentou dos planos de seguir fomentando categorias de base com mais campeonatos para aqueles que estão começando.
"Vamos ter mais uma edição do FERJEE In House. Nosso planejamento fixo hoje é esse, do In House, quando nós falamos de mais profissional. Mas, obviamente, eu sempre trago também para a nossa base. Acho que é muito importante fazermos campeonatos não só para os profissionais, mas para os semiprofissionais, para os amadores, para as pessoas que estão começando. Nós, enquanto FERJEE, estamos preparando alguns campeonatos de outras modalidades, não só de CS, mas, também de CS, para estimular mais essa base e trazer esse público mais para perto. Tínhamos no nosso planejamento alguns campeonatos mensais antigamente, fazíamos em 2024, e eu acho que é um calendário para trazer essa base mais para perto mesmo."
Leia também

























