
MIBR e FURIA se posicionam após anuncio do fim da ESL Impact
A ESL anunciou nesta sexta-feira o fim do seu circuito feminino após o fim da atual temporada. Após o anuncio o MIBR publicou uma nota dizendo que o fim da ESL Impact é um duro golpe para o cenário feminino, e afirmou que seguirá investindo na sua equipe feminina. O CEO da FURIA, Jaime Pádua também falou em suas redes sociais sobre o acontecimento, dizendo que a ESL Impact deixa um legado importante e que a FURIA seguirá com seu compromisso com o cenário feminino.
Veja o pronunciamento do MIBR na integra:
O CS feminino não pode parar.
O anúncio do fim da ESL Impact, a principal competição mundial de CS feminino, é um duro golpe para milhares de atletas, equipes, torcedores e para todos que acreditam em um esporte eletrônico mais inclusivo.
O MIBR sempre acreditou no potencial e no talento das mulheres dentro do CS. Desde 2010, quando fomos uma das primeiras organizações do mundo a investir em uma line-up feminina, carregamos a responsabilidade de defender esse espaço e de lutar por mais oportunidades.
Hoje, junto com a FlyQuest RED e a Imperial, reforçamos nosso compromisso de fazer de tudo para manter vivo e desenvolver o cenário feminino de Counter-Strike no mundo. Mas para que isso aconteça, precisamos da força da comunidade.
Assista, consuma, torça, engaje.
Cada view, cada interação, cada palavra de apoio importa.
O futuro do CS feminino depende de todos nós.
O MIBR continuará investindo, apoiando e abrindo caminhos.
Não vamos parar.
O jogo só é verdadeiramente grande quando é para todos.
Já Jaime Pádua disse que a ESL Impact deixa um legado importante, e que apesar do "descontentamento" com a noticia do fim do circuito feminino, é grato por tudo que foi construído. O CEO da FURIA também afirmou que seguira com o mesmo compromisso com o cenário feminino e que espera que outros organizadores se juntem ao movimento.
"Recebemos com tristeza a notícia do encerramento da ESL Impact. A iniciativa foi por muitos anos a principal força de desenvolvimento do cenário feminino e deixa um legado importante. Apesar do nosso descontentamento, somos gratos por tudo que foi construído. Na FURIA, temos muito orgulho de trabalhar com uma das equipes mais vitoriosas da história e continuaremos buscando e criando oportunidades para manter essa chama viva. Nosso compromisso não mudou. Espero que outros organizadores e marcas aproveitem essa lacuna e se juntem a esse movimento. Ainda temos belas histórias para contar."
A notícia do fim do circuito feminino da ESL pegou o cenário de surpresa. A ESL Impact, que vinha acontecendo desde 2022, era o principal campeonato do cenário feminino. Este era o único campeonato que estava acontecendo de forma regular na América do Sul.
Ao todo, foram realizados sete temporadas do circuito Impact e dois eventos isolados. As finais sempre foram disputadas presencialmente em LAN. A atual campeã é a brasileira FURIA.
A ESL Impact League Season 8 será a última edição do campeonato. O torneio sul-americano já está acontecendo, e vai até o dia 25 de outubro. As duas melhores equipes do campeonato vão se classificar para as finais mundiais em LAN, que acontecerão em novembro na Suécia.