A FURIA é a atual campeã da ESL Impact

MIBR e FURIA se posicionam após anuncio do fim da ESL Impact

Organizações brasileiras afirmaram que seguirão investindo no cenário feminino

A ESL anunciou nesta sexta-feira o fim do seu circuito feminino após o fim da atual temporada. Após o anuncio o MIBR publicou uma nota dizendo que o fim da ESL Impact é um duro golpe para o cenário feminino, e afirmou que seguirá investindo na sua equipe feminina. O CEO da FURIA, Jaime Pádua também falou em suas redes sociais sobre o acontecimento, dizendo que a ESL Impact deixa um legado importante e que a FURIA seguirá com seu compromisso com o cenário feminino.

Veja o pronunciamento do MIBR na integra:

O CS feminino não pode parar.
O anúncio do fim da ESL Impact, a principal competição mundial de CS feminino, é um duro golpe para milhares de atletas, equipes, torcedores e para todos que acreditam em um esporte eletrônico mais inclusivo.
O MIBR sempre acreditou no potencial e no talento das mulheres dentro do CS. Desde 2010, quando fomos uma das primeiras organizações do mundo a investir em uma line-up feminina, carregamos a responsabilidade de defender esse espaço e de lutar por mais oportunidades.
Hoje, junto com a FlyQuest RED e a Imperial, reforçamos nosso compromisso de fazer de tudo para manter vivo e desenvolver o cenário feminino de Counter-Strike no mundo. Mas para que isso aconteça, precisamos da força da comunidade.
Assista, consuma, torça, engaje.
Cada view, cada interação, cada palavra de apoio importa.
O futuro do CS feminino depende de todos nós.
O MIBR continuará investindo, apoiando e abrindo caminhos.
Não vamos parar.
O jogo só é verdadeiramente grande quando é para todos.

Já Jaime Pádua disse que a ESL Impact deixa um legado importante, e que apesar do "descontentamento" com a noticia do fim do circuito feminino, é grato por tudo que foi construído. O CEO da FURIA também afirmou que seguira com o mesmo compromisso com o cenário feminino e que espera que outros organizadores se juntem ao movimento.

"Recebemos com tristeza a notícia do encerramento da ESL Impact. A iniciativa foi por muitos anos a principal força de desenvolvimento do cenário feminino e deixa um legado importante. Apesar do nosso descontentamento, somos gratos por tudo que foi construído. Na FURIA, temos muito orgulho de trabalhar com uma das equipes mais vitoriosas da história e continuaremos buscando e criando oportunidades para manter essa chama viva. Nosso compromisso não mudou. Espero que outros organizadores e marcas aproveitem essa lacuna e se juntem a esse movimento. Ainda temos belas histórias para contar."

A notícia do fim do circuito feminino da ESL pegou o cenário de surpresa. A ESL Impact, que vinha acontecendo desde 2022, era o principal campeonato do cenário feminino. Este era o único campeonato que estava acontecendo de forma regular na América do Sul.

Ao todo, foram realizados sete temporadas do circuito Impact e dois eventos isolados. As finais sempre foram disputadas presencialmente em LAN. A atual campeã é a brasileira FURIA.

A ESL Impact League Season 8 será a última edição do campeonato. O torneio sul-americano já está acontecendo, e vai até o dia 25 de outubro. As duas melhores equipes do campeonato vão se classificar para as finais mundiais em LAN, que acontecerão em novembro na Suécia.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.