
Relembre times que não foram ao Major por conta do visto
O BLAST.tv Austin Major se tornou nesta quarta-feira mais um mundial de Counter-Strike no qual um time teve o nome retirado da lista de participantes por fator externo, no caso o visto de entrada nos Estados Unidos. A situação da BESTIA não é excepcional, pois também ocorreu em outras quatro edições dos campeonatos chancelados pela Valve. A Dust2 Brasil relembra abaixo.
Todos os mundiais que aconteceram nos Estados Unidos tiveram pelo menos um jogador com problema de visto, resultando assim ou na substituição ou na saída do time. Ainda teve o caso ocorrido no ESL One Cologne 2016, por conta do Minor disputado no país. Ao todo, 11 times foram impactados pela situação.
Majors nos Estados Unidos começaram a ser disputados em 2016, com o MLG Columbus. Neste, os brasileiro de Operation Kino (antigo SiteCS) e Alientech não puderam jogar o Minor, nos EUA, porque pelo menos um dos integrantes não conseguiu o visto. O problema se repetiu no qualify presencial pré-mundial: The MongolZ foi substituída e Team YP teve que jogar com dois stand-in.
Major e equipes impactadas pelo problema com o visto americano
-
MLG Columbus 16 - Operation Kino e Alientech fora do Minor, The MongolZ fora do qualify presencial e YP com dois substitutos
-
ESL One Cologne 16 - Big Gods fora do Minor
-
ELEAGUE Atlanta 17 - Spirit com um substituto no qualify presencial
-
ELEAGUE Boston 18 - FRENCH CANADIANS fora do Minor e Liquid sem coach; 100Thieves e TYLOO não disputaram o mundial
-
BLAST.tv Austin Major - BESTIA fora do mundial
Já o ELEAGUE Boston Major 2018 foi o mundial com mais registros do problema, tanto no Minor, quanto no campeonato em si. Os brasileiros da 100 Thieves, vice-campeões do PGL Major Kraków 2017 pela Immortals, deixaram a disputa, bem como a TYLOO, única a ser substituída.
Em levantamento feito no ano passado, a reportagem mostrou que, até aquele momento, 80% das últimas LANs que aconteceram nos EUA tiveram times afetados por problema de visto. A situação também impacta equipes de outras modalidades, como o Dota 2, que teve 19 equipes passando pela situação em nove torneios desde 2012.
Sem a BESTIA e com a Legacy no lugar. o BLAST.tv Austin Major será disputado de 3 a 22 de junho. Será o primeiro mundial com 32 participantes. Os outros times brasileiros presentes no campeonato são Fluxo, FURIA, Imperial, MIBR e paiN.