Cidade de Colônia em ruínas (Foto: Divulgação/National Archives USA)

Cidade-sede da IEM Cologne foi bombardeada e cenário de duelo de tanques na 2ª Guerra

Colônia foi alvo de 262 ataques aéreos, incluindo maior operação da época

Casa de um dos principais campeonatos de Counter-Strike, Colônia, na Alemanha, foi uma das cidades mais bombardeadas durante a Segunda Guerra Mundial. Mesmo 80 anos depois do fim do conflito, as investidas dos Aliados contra o exército nazista no local surtem efeito até os dias atuais, com bombas sendo encontradas no Rio Reno no mês passado.

A primeira vez que Colônia foi alvo dos ataques aéreos foi em maio de 1940, quando a Força Aérea Real, ou em inglês, Royal Air Force (RAF), do Reino Unido, atacou a Alemanha Nazista. A cidade, que tinha 770 mil residentes, viu 25% desta população sair da região depois deste ataque inicial.

De acordo com o Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial, dos Estados Unidos, foram 262 ataques aéreos dos Aliados sobre a cidade. Até o fim da guerra, em 1945, somente 20 mil pessoas seguiram morando em Colônia, vivendo em ruínas e em subsolos.

A Catedral de Colônia, que é o grande ícone da cidade e o motivo pelo qual a ESL chama a LANXESS Arena - local que recebe os playoffs da IEM Cologne - de "catedral do Counter-Strike", era um alvo fácil dos bombardeios. Com duas grandes torres, elas facilitaram a navegação dos aviões dos aliados.

A Catedral foi bombardeada quatorze vezes, ainda de acordo com o Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial, mas sua estrutura - finalizada em 1880 depois de quase 600 anos de construção - se manteve, diferente do restante da cidade.

Cidade de Colônia em meio aos bombardeios (Foto: Divulgação/Memorial Royal Air Force)

Em maio de 1942, Colônia foi alvo da Operação Millennium, que fez com que mais de mil aviões bombardeassem a cidade. Foi a primeira vez na história que um número tão alto de bombardeiros foi usado em uma única investida.

O Memorial da Força Aérea Real explica que o ataque foi considerado um sucesso por parte do Reino Unido. O bombardeiro resultou em mais de 2 mil incêndios, 13 mil edifícios destruídos, 5 mil pessoas feridas e 45 mil desabrigadas. 500 pessoas morreram.

O ataque massivo foi liderado por Arthur Harris, Marechal-Chefe do Ar. Ele usava a estratégia de "area bombing", que visava destruir cidades inteiras e suas fábricas, em vez de realizar ataques a uma área específica, por conta da dificuldade de precisão exigida. A Operação Millenium fez com que Harris ganhasse apoio público.

Duelo de tanques

Em março de 1945, com o exército alemão enfraquecido, os Estados Unidos - que lutaram junto dos Aliados - entraram na cidade de Colônia. Um tanque norte-americano e um tanque alemão se enfrentaram próximos à Catedral, com a força estadunidense saindo vitoriosa.

Veterano de guerra, Clarence Smoyer, foi o responsável por atirar com o tanque estadunidense. Ele ganhou o título de "Herói de Cologne" e uma Medalha de Bronze. O embate foi filmado por Jim Bates, cameraman do exército, e também é contada no livro "Spearhead", de Adam Makos.

Efeitos até os dias de hoje

Oito décadas depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a cidade de Colônia ainda vive efeitos dos ataques. Em junho deste ano, três bombas lançadas pelas forças aliadas foram encontradas na cidade - duas pesavam mil quilos, enquanto a terceira pesava quinhentos quilos, de acordo com o The Guardian.

As bombas foram encontradas no lado direito do rio Rio Reno. É deste lado que fica a LANXESS Arena. Por segurança, 20 mil pessoas precisaram evacuar o raio de mil metros. Os artefatos foram desarmados.

A IEM Cologne 2025

A IEM Cologne de 2025 será a 11ª edição do torneio na cidade alemã. O campeonato começará no dia 23 de julho e vai até 3 de agosto, com premiação total de US$ 1 milhão (R$ 5,5 milhões). 24 equipes vão jogar o torneio.

FURIA, MIBR e paiN serão os times que vão representar o Brasil na IEM Cologne. O trio está na fase inicial e cada uma precisa vencer duas partidas para se classificar ao evento principal.

Leia também

Você precisa estar logado para fazer um comentário.